2.9.12

REPORTAGEM SOBRE AÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA

A UFAL, Universidade Federal de Alagoas, atrvés da ASCOM, realizou grande reportagem on-line sobre as ações do grupo de pesquisa "Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental"

Projeto de Extensão estuda Filarmônicas Luso-Brasileiras

Prof. Marcos Moreira, coordenador do projeto na Ufal
Prof. Marcos Moreira, coordenador do projeto na Ufal
Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo
Para ampliar os estudos científicos de música, as Universidades Federais de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina e o Instituto Superior de Educação Piaget, de Portugal, vêm desde 2008 compartilhando, de forma eletrônica, pesquisas sobre a metodologia de ensino coletivo de instrumentos musicais dentro das bandas filarmônicas que existem há mais de um século.
Segundo o professor Marcos Moreira, do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, o objetivo do projeto de pesquisa “Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo” é também fazer um levantamento das metodologias de ensino de diversos instrumentos como piano, violão e bandas de músicas. “O projeto vem realizando o mapeamento musicológico para identificar as origens e desenvolvimento das bandas filarmônicas que existem nos cinco estados do país e Portugal nas suas respectivas instituições de ensino superior”, frisa o professor.
Marcos Moreira acrescenta que os objetivos do estudo estão fundamentados nas três linhas pesquisadas: “Música, sociedade, gênero e afetividade”; “Ensino coletivo de instrumentos”; e “Musicologia histórica entre bandas portuguesas e brasileiras”. Participam do estudo nove alunos do curso de músicas das instituições envolvidas no projeto, 12 professores e cinco técnicos, liderados por Marcos Moreira, da Ufal, e Alexandre Alberto, do Piaget. As atividades são subdivididas entre o grupo considerando a afinidade de cada um com o tema e instrumento musical.
Essa parceria existente entre as universidades envolvidas resultou no projeto de extensão já registrado na Pró-reitoria de Extensão (Proex), e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Começamos as pesquisas dialogando por e-mail e logo as ideias se afloraram. Veio o convênio com o Instituto Piaget e as jornadas pedagógicas de música realizadas pela equipe. O projeto dispõe hoje até de Revistas Eletrônicas de Músicas – Musifal. O projeto espera catalogar o maior número de bandas filarmônicas que existem há mais de cem anos para futura publicação de um livro a ser lançado até o final de 2011”, comemora o professor Marcos Moreira.
Revista Eletrônica destaca músicos alagoanos
A Revista Musifal publica anualmente, de forma on-line, artigos com temas relacionados aos estudos científicos dos cursos de Música e destaca em sua capa artistas de Alagoas que contribuíram para o cenário musical. O lançamento de cada edição é realizado a cada Jornada Pedagógica promovida.
De acordo com o coordenador Marcos Moreira, a revista tem como intuito registrar e documentar escritos de várias vertentes da música científica, retratando da Musicologia até a Educação Musical, fundamentada no princípio de uma renovação produtiva da investigação desenvolvida no projeto.
Jornada Pedagógica reúne pesquisadores de música
A IV Jornada Pedagógica para Músicos de Banda será realizada de 5 a 9 de abril, no auditório Guedes de Miranda do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas. Este ano, contará com a presença do musicólogo, flautista e professor Alexandre Alberto, do Instituto Piaget. Além disso, uma das grandes novidades da Jornada é o primeiro encontro entre os participantes do grupo de pesquisa sobre as filarmônicas.

Histórico recente com Portugal:

Os Professores Marcos Moreira-UFAL/Brasil e Alexandre Andrade-(Flautista e Musicólogo)-PIAGET/Portugal, estão realizando parceria de pesquisa entre as duas Instituições no Brasil e Portugal. Trata-se de intercambio e linhas de pesquisas conjuntas para uma ampliação dos estudos musicais científicos na Educação Musical e Musicologia entre os dois países e as Instituições envolvidas;Universidade Federal de Alagoas e Instituto Superior de Educação PIAGET-Viseu.
O contrato de parceria foi assinado pela Reitora Ana Dayse Dorea, da UFAL neste mês de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário